Biometria
Passo a passo, grão a grão, caminhamos para a evolução
Aqui vamos nós…
O que é a Biometria?
Biometria é o conjunto de dois termos gregos: “bio”, que significa vida, e “metria”, que significa medição. Ou seja, a Biometria é a medição de características de um ser vivo. O reconhecimento biométrico pode ser reconhecido como a ciência que reconhece a identidade de um indivíduo com base nas suas características físicas e/ou comportamentais, de forma total ou semi-automatizada. As características biométricas acabam por ter uma ligação forte e razoavelmente permanente entre uma pessoa e a sua identidade. Isto significa que essas características, ou traços, podem ser associados a um indivíduo de forma a permitir que este seja identificado, e diferenciado dos demais, com baixa probabilidade de erro.
Exemplos de sistemas de leitura biométrica que existem e respetivas utilizações práticas
As possibilidades de uso da biometria são diversas e numerosas. Como cada um de nós apresenta características físicas e biológicas únicas, impressões digitais ou a geometria das mãos, por exemplo, estas diferenças podem ser utilizadas como parâmetros de identificação.
Mas não existe aenas um sistema único. Na verdade, as tecnologias de reconhecimento biométrico são variadas e específicas para características físicas diferentes.
Reconhecimento Facial
O reconhecimento facial consiste no mapeamento de um rosto, seja em 3D ou em 2D. É criada uma imagem da pessoa que será utilizada com o objetivo de desbloquear um dispositivo ou como forma de identificação. Por um lado, sistemas 3D podem ser encontrados em smartphones avançados, como os da linha iPhone.Por outro lado, sistemas 2D são utilizados em dispositivos mais simples ou câmaras de vigilância, por exemplo.
Impressão Digital
O método de reconhecimento biométrico por impressão digital é o mais antigo e o que apresenta menor custo para implementação. É de alta confiança, devido à baixa mutabilidade dos dados ao longo do tempo. O que o sistema faz é entender os padrões da impressão digital utilizada e criar um código único que represente estas linhas e curvas. Este tipo de reconhecimento pode ser encontrado em diversos tipos de dispositivos, entre eles, telemóveis, tablets, fechaduras eletrônicas, cofres, etc..
Reconhecimento por voz
Este método realiza uma análise dos parâmetros físicos (cordas vocais, laringe e etc.) e comportamentais, como sotaques, maneirismos, entonação, entre outros. O resultado é um perfil sonoro único, que pode ser utilizado como uma assinatura biométrica. De modo geral, o reconhecimento por voz é usado para permitir a interação de uma pessoa com um sistema computacional, como painéis de automóveis, em aplicações de ensino de linguagens, em centrais telefónicas ou em sistemas de traduções.Reconhecimento de Íris
O método de reconhecimento biométrico através do reconhecimento da íris (a parte colorida do olho humano) é viável, já que a membrana não se modifica ao longo de toda a vida. Nos sistemas de leitura da íris, um sensor faz um scan à estrutura desta parte do olho para transformar esses dados numa espécie de código único. Este método tem se tornado cada vez mais comum, sendo que alguns bancos já estudam a possibilidade de ser utilizado como medida de segurança em caixas eletrônicos e agências.
A biometria tem provado ser um método de autenticação mais fácil de usar do que a autenticação manual, além de dar maior garantia de privacidade e segurança. Sendo asim, talvez seja por isso que está a tornar-se o método padrão no acesso a dispositivos, como os smartphones e smartwatches. Em breve, não será de espantar se este for o método principal na autenticação em aplicações digitais.
Certamente o vosso conhecimento sobre a biometria aumentou um pouco após esta leitura, ou estamos erradas?
Bem, chegamos, mais uma vez, à nossa despedida :(
Não é um adeus, mas sim um até já InforMigos!!
https://canaltech.com.br/seguranca/O-que-e-biometria/
https://blog.certisign.com.br/o-que-e-biometria/
Comentários
Enviar um comentário