Cores também seguem a moda?
Modelos de cor
- CMYK, que é utilizado na impressão;
- RGB, que permite exibir imagens de cor em monitores;
- HSV, que é utilizado na mistura de cores do ponto de vista artístico;
- YUV, que é utilizado na transmissão de sinais de televisão.
RGB é uma sigla formada pelos termos da língua inglesa Red, Green e Blue. O conceito costuma ser usado em referência a um modelo cromático que consiste em representar cores diferentes a partir da mistura destas três cores primárias.

O modelo RGB baseia-se naquilo que se conhece como a síntese aditiva de cor. Usando a luminosidade do vermelho, do verde e do azul em diferentes proporções, produzem-se as restantes cores. Os monitores dos computadores recorrem à síntese aditiva de cor para a representação das cores.
O principal problema do modelo RGB é que, por si mesmo, não oferece uma definição exata das três cores que constituem a sua essência. Ou seja: diferentes modelos RGB podem usar diferentes tonalidades de vermelho, verde e azul. Por causa disto, as cores resultantes da síntese aditiva também variam de acordo com o modelo RGB usado.
Neste modelo, uma vez definida a matiz que procuramos, a simples mudança na saturação ou no brilho irá criar variações dentro da mesma cor. De forma análoga, alterando a matiz podemos criar diferentes cores que apresentam um mesmo brilho e uma mesma pureza.
Este modelo, baseado na luminância, permite transmitir componentes de cor em menos tempo do que seria necessário se fosse utilizado o modelo RGB. Ao mesmo tempo, o modelo YUV permite transmitir imagens a preto e branco e imagens de cor de forma independente. Por estas razões, é utilizado na transmissão de sinais de cor na televisão.
Comentários
Enviar um comentário