Cores também seguem a moda?

Modelos de cor

Olá Informigos!
Hoje vamos dar-vos a conhecer um pouco sobre modelos de cor. 
Esperemos que gostem. 

Existem diversos modelos de cor. Estes são alguns exemplos: 
  • CMYK, que é utilizado na impressão;
  • RGB, que permite exibir imagens de cor em monitores;
  • HSV, que é utilizado na mistura de cores do ponto de vista artístico;
  • YUV, que é utilizado na transmissão de sinais de televisão.


CMYK

O modelo CMYK é um modelo constituído a partir do modelo CMY (Cyan, Magenta and Yellow) em que foi acrescentada a cor preta (blacK). O modelo CMY é um modelo subtrativo, descrevendo as cores como uma combinação das três cores primárias.
A cor preta foi adicionada ao modelo por ser mais fácil a sua obtenção quando impressa em papel do que recorrendo à mistura de cores.

RGB

RGB é uma sigla formada pelos termos da língua inglesa Red, Green e Blue. O conceito costuma ser usado em referência a um modelo cromático que consiste em representar cores diferentes a partir da mistura destas três cores primárias.

O modelo RGB baseia-se naquilo que se conhece como a síntese aditiva de cor. Usando a luminosidade do vermelho, do verde e do azul em diferentes proporções, produzem-se as restantes cores. Os monitores dos computadores recorrem à síntese aditiva de cor para a representação das cores.

O principal problema do modelo RGB é que, por si mesmo, não oferece uma definição exata das três cores que constituem a sua essência. Ou seja: diferentes modelos RGB podem usar diferentes tonalidades de vermelho, verde e azul. Por causa disto, as cores resultantes da síntese aditiva também variam de acordo com o modelo RGB usado.


HSV

O modelo HSV, é um outro modelo que, assim como o RGB, é utilizado para representar cores luz. Assim, existe uma correspondência direta entre o modelo HSV e o modelo RGB.O HSV é muito utilizado em ferramentas para escolha de cores, sendo possivelmente mais natural para o ser humano construir uma cor selecionando em uma interface valores de matiz, saturação e brilho, que valores de vermelho, verde e azul.
Neste modelo, uma vez definida a matiz que procuramos, a simples mudança na saturação ou no brilho irá criar variações dentro da mesma cor. De forma análoga, alterando a matiz podemos criar diferentes cores que apresentam um mesmo brilho e uma mesma pureza. 


YUV

O termo YUV refere-se a uma família de espaços de cores, todos os quais codificam informações de brilho separadamente das informações de cor. Assim como o RGB, o YUV usa três valores para representar qualquer cor. Esses valores são denominados Y', U e V.

Este modelo, baseado na luminância, permite transmitir componentes de cor em menos tempo do que seria necessário se fosse utilizado o modelo RGB. Ao mesmo tempo, o modelo YUV permite transmitir imagens a preto e branco e imagens de cor de forma independente. Por estas razões, é utilizado na transmissão de sinais de cor na televisão. 





Se ficaste interessado e quiseres saber mais sobre os diferentes modelos de cor, aqui deixamos-vos alguns vídeos informativos que vos ajudarão a perceber melhor sobre este interessantíssimo tópico.



Esperemos que tenham gostado do post de hoje e que regressem para a semana.😘

Webgrafia:

Comentários

Mensagens populares