Mais códigos??

Padrões de codificação de caracteres


Olá Informigos!! Sentiram a nossa falta? 

Na publicação de hoje decidimos apresentar-vos um pouco sobre padrões de codificação de caracteres. Preparados? Aqui vamos nós…

Os padrões de codificação de caracteres descrevem o relacionamento entre um conjunto de caracteres com um conjunto de outra coisa, como impulsos elétricos ou números com a finalidade de tornar mais fácil o armazenamento de texto em computadores e a sua transmissão através de redes de telecomunicação. Os exemplos mais comuns e que todos devem conhecer são o código Morse que codifica as letras do alfabeto latino e os numerais como sequências de pulsos elétricos de longa e curta duração. Além disso, também existe o ASCII que codifica os mesmos caracteres do código Morse e ainda outros símbolos através de números inteiros e da representação binária. 



Tabela do código ASCII ( American Standard Code for Information Interchange)


Esta tabela foi criada com o objetivo de elaborar um padrão de codificação que fosse usado universalmente por todos os computadores, facilitando deste modo a interação entre os mesmos. A tabela do código ASCII codifica um conjunto de 128 sinais: 95 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, sinais matemáticos e sinais de pontuação) e 33 sinais de controle, utilizando portanto apenas 7 bits para representar todos os seus símbolos.






Padrão Unicode 


Unicode é um padrão que permite aos computadores representar e manipular, de forma consistente, texto de qualquer sistema de escrita existente. O padrão consiste em mais de 107 mil caracteres, um conjunto de diagramas de códigos para referência visual, uma metodologia para codificação e um conjunto de codificações padrões de caracteres, entre outros. Este padrão de codificação consegue codificar praticamente todos alfabetos, ao contrário do ASCII que apenas consegue codificar um. 





Através do site http://www.network-science.de/ascii/ conseguimos escrever o nome do nosso blog em ASCII!! Basta clicares no link para experimentares!



Já no site http://www.glassgiant.com/ascii/ fomos capazes de usar o código ASCII em imagens e resultado foi este:





























E é isto Informigos, espero que tenham gostado da publicação de hoje e que se divirtam a experimentar utilizar os sites para converter imagens ou textos em ASCII, tal como nós.

Não é um adeus, mas sim um até já!! :)



Webgrafia:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Codificação_de_caracteres

https://pixabay.com/pt/


Comentários

Mensagens populares